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Transforme seu quiosque no shopping em franquia

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Transforme seu quiosque no shopping em franquia

Você, empreendedor, sabe bem o quanto foi trabalhoso chegar onde está. Criar uma marca nova e torná-la competitiva no mercado não é tarefa fácil. Afinal, além de driblar a concorrência, um empreendedor de sucesso precisa estar sempre a frente do seu tempo, estando preparado para resolver os possíveis riscos que venham a surgir.

Agora que o seu quiosque no shopping já caminha sozinho e dá sinais de solidez, é importante dar um passo a frente para garantir não apenas a sobrevivência de sua marca, mas também o crescimento a médio e longo prazo. Neste cenário, não restam dúvidas: é preciso expandir sua marca.

Mas você deve estar se perguntando: como devo proceder? Existem muitas maneiras de se promover isso: seja pela busca por sócios e parceiros, pela ampliação ou diversificação dos produtos oferecidos aos clientes no seu quiosque, entre outras.

No post de hoje vamos falar sobre o investimento em um mercado promissor, que não para de crescer: o franchising. Ficou interessado? Então confira as dicas abaixo!

Você sabe o que é franchising?

Na prática, é o mercado das franquias. Certamente, essa é uma das áreas mais interessantes para o empreendedor que deseja expandir sua marca. Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que, em 2014, as franquias brasileiras movimentaram o montante aproximado de R$ 128 bilhões.

Vale lembrar que esse número representa um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior, o que reforça o poder lucrativo deste mercado, já que no mesmo período, o produto interno bruto do país cresceu pouco.

Como transformar sua marca em franquia?

Bom, se os números acima te ajudaram a perceber que as franquias podem ser uma boa opção para o desenvolvimento da sua marca, vamos ao ponto prático. Por onde começar? O primeiro passo já te adiantamos agora: se seu quiosque, por algum motivo, ainda não está legalizado procure resolver isso imediatamente.

Nenhuma empresa pode se tornar franqueadora sem o registro formal exigido pela legislação brasileira. Lembre-se: sem um registro formal, sua marca não poderá ser usada por terceiros.

Monte um bom plano estratégico

Com seu quiosque devidamente legalizado, é hora de montar uma análise minuciosa sobre as condições reais da sua marca. Para tanto, monte um planejamento completo começando pela triagem da concorrência na sua região, bem como os pontos nos quais seu quiosque sai em vantagem e, também, em desvantagem.

Depois, trace com precisão qual é o foco real do seu quiosque: principais produtos comercializados, descrição do seu público-alvo e média de rendimento mensal. Com esses dados em mãos você chegará fácil ao conceito do seu negócio, que é necessário para pautar a identidade visual das futuras franquias, bem como as estratégias de marketing que vão divulgar a sua marca.

Concentre esforços nas finanças

Ao seguir os passos anteriores você terá em mãos um bom planejamento estratégico para a sua rede de franquias.

Agora é hora de analisar a viabilidade financeira do seu projeto de expansão. Juntamente com o seu contador, coloque no papel todos os gastos fixos e variáveis do seu quiosque e trace um diagnóstico do montante que será necessário cobrar de cada franqueado.

Analisando esses valores, observe se ainda assim serão capazes de oferecer uma margem aceitável de lucro para o franqueado, que gira em torno de 10% a 15% e, claro, para o franqueador.

Gostou das dicas de hoje? Então deixe seus comentários abaixo!