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Overdelivering: aprenda a agradar e reter clientes

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Overdelivering aprenda a agradar e reter clientes

Empreendedores estão cada vez mais antenados nas técnicas de venda e procuram saber como agradar seus clientes de formas simples e, ao mesmo tempo, eficientes. Atualmente, no mercado, existe um termo muito usado para denominar a capacidade de reter consumidores e promover sua marca — o overdelivering. Sabendo da importância dessa técnica, preparamos este texto para você saber como utilizá-la. Confira como o overdelivering pode agradar e reter clientes:

O que é overdelivering?

O conceito de overdelivering trabalha com a ideia de que você deve, sempre que possível, oferecer algo a mais aos clientes — mesmo que eles não tenham solicitado ou pagado por isto. Significa exceder as expectativas de uma pessoa, tratando ela de forma especial e entregando resultados que ela não esperava. Interessante, certo?

Quais são as vantagens do overdelivering?

Você já deve estar imaginando quais são as vantagens que essa técnica pode proporcionar, não é mesmo? Todos nós somos, em algum momento da vida, clientes. Portanto, entendemos que a sensação de ser importante para determinada marca nos faz ter a confiança necessária para voltar a solicitar seus serviços e produtos.

Para muitos empreendedores, o overdelivering garante muito mais vendas se comparado ao processo comum praticado por outras lojas e empresas. Isso porque eles não buscam oferecer um bom atendimento ao cliente, mas em atendimentos de excelência: um serviço feito com dedicação, exclusividade e que garanta bônus e outras facilidades ao consumidor, a ponto de deixá-lo impressionados.

Como aplicar o overdelivering em meus negócios?

Confira dicas úteis de como incluir o overdelivering no seu negócio e garantir mais vendas:

Esteja atento aos detalhes

Como um bom vendedor, repare sempre no que o seu cliente diz e se atente para os seus desejos. Isso permite a você fazer um levantamento geral do que é importante para aquela pessoa e poderá trabalhar em um bônus bem legal para entregar a ela posteriormente.

Seja dedicado e queira inovar

Ao trabalhar com overdelivering, não hesite em caprichar um pouco a mais em determinado produto. O segredo para isso é não pensar em gastos com o bônus, mas buscar sempre inovar e trabalhar para torná-lo importante ao cliente. Dedicar um pouquinho mais de energia para dar essa recompensa valerá a pena no final.

Mostre interesse e ofereça suporte

Quando recebe o bônus, o consumidor pode ficar bastante surpreso e até pensar que não merecia o serviço excedente. Apesar disso, pode ter certeza de que a partir daí tratará sua marca como sinônimo de excelência. Se as pessoas entrarem em contato para indagar o motivo do bônus, simplesmente agradeça o interesse delas pela sua marca e mostre-se disposto a oferecer qualquer suporte.

O que mais devo saber sobre overdelivering?

Agora que você já sabe como praticar o overdelivering, é importante se lembrar sempre de que:

O overdelivering não deve ser entendido como gasto adicional

Na hora de estabelecer o bônus que será dado ao seu cliente, é importante escolher algo que seja útil e importante para ele. Para isso, você não precisa ter gastos desnecessários. Lembre-se de que o overdelivering demanda, antes de tudo, muito trabalho, energia e dedicação — e não gastos financeiros.

O overdelivering deve ser surpresa para o cliente

Nunca deixe o seu cliente ciente do bônus e dos benefícios que terá com o seu serviço. Se você fizer isso, deixará de ser overdelivering — pois é a própria surpresa que torna a técnica inovadora e eficiente.

Gostou de saber como o overdelivering pode agradar e reter clientes? Deixa sua opinião em nossos comentários! Descubra, também, qual é o maior segredo dos quiosques de sucesso!