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Aprenda a identificar o público-alvo do seu empreendimento

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A identificação do público-alvo é uma das questões mais importantes para a obtenção de sucesso, vendas e reconhecimento de um empreendimento, pois essa ação implica no direcionamento eficaz dos produtos e serviços, das campanhas de marketing e de seu aperfeiçoamento.

Identificar o público-alvo deverá entrar como uma das etapas do planejamento de qualquer empresa para que os esforços não sejam despendidos em vão, e sim atingindo quem realmente se interessa ou poderá a vir se interessar pelo que a empresa oferece.

Conhecer o seu público é o primeiro passo para que a comunicação aconteça e para que o relacionamento perdure de modo eficiente. Pensando na importância dessa identificação, preparamos para você algumas dicas que irão ajudá-lo a realizar essa tarefa. Acompanhe conosco!

Faça perguntas

Como no mercado há uma variedade enorme de consumidores, segmentados por diversas características como sexo, idade, renda, escolaridade, comportamento, localização geográfica, estilo de vida e muitos outras, faça perguntas em torno desses perfis, por exemplo: “qual a renda do meu consumidor?”; “qual a idade do meu consumidor?”; “meu produto é direcionado aos homens ou às mulheres?”; “qual o estilo de vida do meu consumidor?”.

Muitas outras perguntas podem ser formuladas, de modo que você chegará ao conceito de “persona”, um conceito da área de marketing que indica uma identidade ideal que incorpora todas essas características identificadas nas perguntas realizadas.

A persona é o consumidor e o interlocutor ideal, para quem a empresa irá direcionar sua comunicação e seus produtos. A definição da persona é essencial para as estratégias de conteúdo, forma e linguagem das campanhas de marketing para que elas possam causar impacto certeiro em determinado público e oferecer verdadeiras soluções para suas necessidades.

Direcione suas vendas

Pronto! Através das respostas a essas perguntas você conseguiu identificar o público-alvo do seu empreendimento. Mas isso não basta. É necessário agora direcionar os produtos e a comunicação para seu público específico, para que ele se sinta atraído e contemplado.

Se o seu negócio se localiza em um quiosque de shopping essas ações são mais facilitadas, pois sua localização é central e está dentro de um fluxo de passagem constante de pessoas.

Quando as pessoas que fazem parte do seu público-alvo passarem pelo seu quiosque, certamente elas ficarão curiosas e pararão para conferir o que você tem a oferecer. Instrua seus vendedores a reconhecer de longe potenciais clientes, para que eles façam de antemão uma abordagem e um convite para conhecer o empreendimento.

Que tal oferecer brindes e amostras para essas pessoas reconhecidas como potenciais consumidores? Certamente essa ação despertará a simpatia imediata de quem já estava predisposta a se relacionar com seu negócio. Aproveite esta abordagem para cadastrá-las em um banco de dados. Os e-mails dos clientes são dados valiosos para que você direcione suas campanhas, promoções e se coloque cada vez mais próximo de seu público.

E você, já identificou o público-alvo do seu negócio? Sigas nossas dicas e aumente as suas vendas e o conhecimento de sua marca! Qualquer dúvida, entre em contato conosco!