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Como franquear o meu quiosque de sucesso

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Como franquear o meu quiosque de sucesso

Muitas pessoas sonham em expandir os negócios e levar seu empreendimento para um nível superior. Entretanto, esta é uma tarefa que demanda muita estratégia e as ferramentas corretas para se obter êxito. Se você tem um quiosque que faz muito sucesso na sua praça de atuação, você pode transformá-lo em uma franquia e ampliar o alcance e a competitividade de seu empreendimento.

Que tal descobrir os principais pontos que você precisa considerar na hora de franquear seu negócio?

Analise se a sua empresa é realmente competitiva

Antes de tomar a decisão de abrir seu negócio para uma rede de franquias, é preciso considerar com muito cuidado se o seu quiosque demonstra ser competitivo. Isso significa que ao menos alguns dos seus produtos apresentam diferencial de mercado em relação aos concorrentes, que o preço é aceito sem entraves pelo público e que existe uma demanda real para aquilo que vende.

Se não houver procura pelo seu produto em outras cidades ou estados, não existe motivo para abrir franquias, não é? Pesquise a aceitação de suas mercadorias e serviços em outras regiões.

Então, como fazer para franquear o quiosque?

Criar a rede de franquias é um processo que geralmente leva de seis a doze meses para se estruturar. A melhor maneira de assegurar que tudo vai dar certo é contratando uma consultoria especializada. Ela vai ajudar o gestor a determinar o modelo de negócios da rede, estabelecer os padrões exigidos para os franqueados e desenvolver os respectivos treinamentos — que são elementos essenciais no funcionamento de uma rede de franquias.

As vantagens de ter uma rede de franquias

Existem benefícios impressionantes no processo de criar uma rede de franquias. A principal delas é o aumento do alcance de sua marca e a competitividade de seus produtos.

Você consegue facilmente espalhar aquilo que vende por todos os cantos do estado ou do país — contanto que haja demanda e pessoas interessadas em participar da sua empreitada. Além disso, o custo das operações é menor, pois é distribuído de maneira independente para cada unidade, ao invés de recair inteiramente sobre a matriz.

Outra excelente vantagem para o dono da marca é que as tarefas cotidianas ficarão a cargo do franqueado, tornando a gestão mais focada nas grandes questões e nos problemas mais estratégicos. Em complemento, as questões trabalhistas e boa parte das obrigações fiscais ainda são transferidas para a responsabilidade do franqueado.

Quando saber se é hora de franquear?

Se o empreendedor percebe que tem um bom produto, que a aceitação popular é grande, pode ser um ótimo indício para franquear seu negócio. Os preços que apresenta no mercado estão competitivos e sua marca se tornou uma referência local ou regional? Talvez você possa levar sua empresa adiante para um público-alvo maior, promovendo a abertura de franquias.

Mas torna-se essencial ter uma consultoria para planejar todo o processo de franqueamento, pois o franqueador vai passar a dividir o controle da marca e os contatos com os clientes. Nesse sentido, deve-se ter um modelo operacional e uma estrutura de negócio bem delimitados, o que só é possível fazer com o auxílio de uma empresa com know-how especializado na área.

Franquear um quiosque de sucesso é uma decisão importante e um grande passo, que precisa ser tomado com cuidado. Se você acredita que sua marca está pronta para isso, consulte um especialista e comece a organizar o formato de sua rede de franquias.

Continue acompanhando nossas dicas de gestão e empreendedorismo aqui no blog. Até a próxima publicação!