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6 dicas para agradar, encantar e reter novos clientes

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6 dicas para agradar, encantar e reter novos clientes

Ter disposição para empreender é um requisito importante para quem está começando um novo negócio, mas não o único. Pensar em como agradar, encantar e reter novos clientes também é essencial para que a iniciativa tenha sucesso.

Por isso, preparamos algumas dicas de vendas e negociação para que você conquiste potenciais consumidores, focando não apenas no atendimento em si, mas também em todas as etapas do processo de vendas, até que seja efetivada a fidelização. Confira!

Planeje bem seu pré-venda

Nas fases iniciais, o cliente ainda está conhecendo seu produto e explorando os pontos de venda. Sua equipe, por sua vez, se prepara para expor os produtos e estuda os melhores tipos de propaganda ou promoção. Nesse momento, é importante que você esteja alinhado com o tipo de público-alvo e suas características. Exponha os produtos como uma “isca” para seus potenciais clientes, já tendo identificado quais são as tendências desses consumidores. Pense também em bons descontos e deixe uma margem pré-calculada para melhores negociações. Ainda, aprenda a mostrar relação custo x benefício para lidar com possíveis objeções, passando confiança desde os primeiros momentos.

Personalize seu atendimento

Treine sua equipe para um atendimento mais próximo, proativo e com linguagem apropriada. Um bom vendedor desperta confiança ao demonstrar que entende não só dos produtos, como também das necessidades e perfil do cliente.

Chame-os pelo nome e use o tratamento adequado — Sr. e Sra. — o que personalizará o atendimento, encorajando-os a se sentirem mais à vontade e dizerem o que querem, estabelecendo uma interação. Disponibilize seus canais de comunicação para possíveis dúvidas ou problemas e responda com prontidão. Programe e-mails e SMS de confirmação com previsão de retorno, gerando a noção de empresa sempre presente.

Entregue mais do que um produto: uma experiência única

Mais do que se preocupar em entregar no prazo certo — ou preferencialmente antes dele —, invista na customização do seu produto para entregá-lo de forma já direcionada ao cliente, otimizando seu tempo e proporcionando uma experiência diferenciada. Mesmo que seu sistema seja de pronta-entrega, vale a pena oferecer esse tipo de comodidade aos clientes, pois é sempre uma forma de agradá-los e garantir que façam mais negócios posteriormente.

Inclua princípios de overdelivering em seus serviços e pense em como superar as expectativas. Tenha como objetivo garantir que seu atendimento seja efetivo, ou seja, faça não só o que foi solicitado e de forma benfeita, mas também realize algo além do que foi pedido, agregando maior valor ao processo.

Mantenha um banco de dados sempre atualizado sobre seus clientes e histórico de compras, para que prontamente você possa comunicar lançamentos interessantes, oferecendo serviços cada vez mais personalizados à medida que as compras sejam feitas.

Capriche no pós-venda

Dê atenção ao feedback. Esse ponto é essencial, inclusive, para a gestão de mudanças muitas vezes necessárias nos negócios. É preciso adaptar-se ao que os clientes querem, adequar e aperfeiçoar produtos e buscar inovação.

Ligue para saber se o cliente está satisfeito e pergunte quais melhorias ele sugeriria. Pense em brindes, cartões de felicitações e até em campanhas de referral marketing, por exemplo, nas quais você consegue atrair novos clientes — que já virão “encantados” pela experiência relatada pelos amigos — e, ao mesmo tempo, incentivar os que já conhecem a marca a comprar mais mediante vantagens exclusivas.

Aprenda a cativar seus clientes

Evite correr o risco de simplesmente bombardear seu cliente com marketing inconveniente. Trabalhe para se tornar uma referência, alguém a quem ele sempre recorrerá quando se lembrar de determinado produto ou tiver alguma necessidade específica.

Crie formas de mostrar aos clientes a aplicabilidade do seu produto na rotina deles. Além disso, parabenize quando efetivarem uma compra e evidencie funcionalidades que lhe ajudarão a descobrir como extrair o máximo de benefício de uma aquisição.

Crie diferenciais de verdade

Não só atendimento ajuda a encantar novos clientes: as instalações físicas, seu projeto de arquitetura e desenho de estrutura — ainda mais para o seu quiosque — darão personalidade ao seu negócio e criarão uma boa impressão.

Contrate uma empresa especializada para desenvolver um plano com o perfil de seu negócio. Os clientes criarão identificação com seu ambiente, se sentirão mais familiarizados e confortáveis com o espaço e terão uma boa percepção das atividades desenvolvidas ali. Um design arrojado, criativo e acolhedor sem dúvidas proporcionará uma boa experiência.

E agora? Já tem uma ideia melhor de como encantar novos clientes? Está iniciando agora seu negócio e quer mais dicas sobre o assunto? Aprenda a identificar o público-alvo do seu empreendimento e comece a imaginar quais estratégias adotar para reter mais clientes. Aproveite nosso espaço e continue acompanhando nossas dicas!